Asean News 3 – Notícias Semanais

Notícias da semana – 15/02/2020 a 21/02/2020

#Camboja

1 – O Camboja ainda está falhando com as pessoas com deficiência. Embora tenha havido avanços em áreas sociais, políticas específicas voltadas para pessoas com deficiência estão em falta no país. A estimativa usual do governo é de que cerca de dois por cento da população esteja deficiente (cerca de 350.000 pessoas), muito abaixo da média global de 15 por cento registrada pelas Nações Unidas. Algumas autoridades, no entanto, falaram sobre 542.000 pessoas com deficiência após uma pesquisa nacional em 2017.

https://thediplomat.com/2020/02/cambodia-is-still-failing-its-disabled-persons/

2 – Primeiro-ministro Hun Sem, disse que as mulheres são responsáveis ​​pela violência sexual e pelo tráfico de pessoas devido à escolha de roupas no Facebook. Um recente relatório do Comitê da ONU CEDAW sobre o Camboja destacou a alta concentração de mulheres no setor informal devido à desigualdade de gênero.

https://www.amnesty.org/en/latest/news/2020/02/cambodia-pms-threats-against-women-facebook-users-irresponsible-and-dangerous/

 

 

 

#Vietna

Vietnã e a guerra contra a corrupção. “Tomar medidas disciplinares contra membros e ex membros do Politburo na primeira semana de 2020 – apenas duas semanas antes do Ano Novo Lunar, uma ocasião tradicional em que o povo vietnamita espera as notícias mais auspiciosas e felizes – demonstra a determinação do CPV em combater corrupção. Nunca tantos membros atuais e antigos do partido e funcionários do governo foram levados a tribunal por acusações de corrupção.”. Analisa o site The Diplomat.

É o ano dos ratos em 2020. O Secretário Geral disse uma vez que combater a corrupção é como “pegar o rato sem quebrar o pote”, implicando que o combate à corrupção é necessário, mas manter a ordem social e manter o regime político estável é igualmente importante. Espera-se que os esforços anticorrupção continuem em 2020.

https://thediplomat.com/2020/02/will-vietnams-war-on-corruption-heat-up-in-2020/?fbclid=IwAR1wqdOYsWi2sqLmcp-j9W7EClQqB90MOIUHhUSCxhVD-TAEIJ4N0iYjOSE

 

 

 

#Tailândia

1 – Principal empresa de maconha medicinal da Tailândia contrata ex chefe da política de drogas da ONU. Especialistas dizem que o debate sobre seu uso para fins medicinais pode ser alavancando a outro patamar.

A Tailândia estabeleceu uma base legal para a cannabis medicinal no ano passado, e espera-se que desenvolvimentos regulatórios rápidos continuem nos próximos meses e anos. No entanto, especialistas observam que é improvável que a comercialização total do setor e o acesso liberal a empresas privadas sejam implementados antes de 2024.

Ainda assim, os passos iniciais dados na Tailândia para liberalizar o controle da maconha medicinal são vistos como um precedente importante para outros mercados asiáticos com medidas semelhantes.

Um relatório recente da Cannabis Catalysts estima que o mercado atacadista de cannabis medicinal do país do Sudeste Asiático poderia valer de US $ 46 milhões a US $ 312 milhões até 2024, dependendo de uma ampla gama de fatores.

https://mjbizdaily.com/former-un-drug-policy-chief-joins-thai-cannabis-corporation-as-president/

2 – A maior seca dos últimos 40 anos atinge a Tailândia.

https://www.earthobservatory.nasa.gov/images/146293/drought-hits-thailand

3 – Tribunal tailandês, que vive em uma ditadura militar desde 2014, dissolve principal partido pró-democracia. Protestos são esperados!

https://news.yahoo.com/thai-court-dissolves-key-pro-democracy-party-101223188.html

 

 

#Indonesia

1 – Indonésia e Austrália ratificam acordo comercial. O amplo acordo passará por Telecomunicações, energia, educação, entre outros, veja mais em:

https://www.aseanbriefing.com/news/indonesia-australia-ratify-ia-cepa-agreement/?utm_source=traqli&utm_medium=email&UTM_campaign=americas&tqid=hq_5Nno_CB4BN1JhLzv.2mDgpLBisd1T_ndkS8zqDw

 

 

 

#Laos

Apagão previsto por forte demanda em meses de calor. A geração de eletricidade não será suficiente para abastecer todas as áreas do país entre março e junho.

https://laotiantimes.com/2020/02/18/laos-to-experience-electricity-shortage-during-hot-season/

 

 

 

#Filipinas

1 – Empresas Russas de olho no vácuo de poder que uma eventual saída dos EUA pode deixar no país.

https://www.russia-briefing.com/news/establishing-russian-owned-company-philippines.html/?utm_source=traqli&utm_medium=email&UTM_campaign=americas&tqid=neHjdHI9HVMB0VdYW9wztoVeEfEUv3j8DTgYC2By5w

2 – o país comemora o sucesso do Hull 419, catamarã de 109 metros de alta velocidade que já está vendido para a Noruega.

https://seasia.co/2020/02/18/cebu-shipyard-launches-largest-aluminium-vessel?fbclid=IwAR0mRNL9jUcGk202bY2JLEEY9MVChlVn26UZOll9AetSMKfOkB7C5h9ddKQ

3 – Continua a disputa marítima entre China e Filipinas

https://cnnphilippines.com/news/2020/2/20/Delfin-Lorenzana-Chinese-ships-Pag-asa-Island.html

4 –  Padres são chamados para intermediar crise entre governo e guerrilha comunista armada

https://cnnphilippines.com/regional/2020/2/21/localized-peace-talks-cpp-npa.html

 

 

 

#Mianmar

1 – As desigualdades de gênero:

http://www.aseantoday.com/2020/02/the-elusive-quest-to-close-the-financial-inclusion-gender-gap-in-myanmar/?fbclid=IwAR3iTqty9FeWm5YEKtnX3rBWMEPOyCznTnwKry0Wmo69kyPeELgNiaSAQ2E

2 – um relato sobre uma das tribos mais isoladas

https://www.thestar.com.my/news/regional/2020/02/19/myanmar039s-most-isolated-pray-for-harvest

 

 

#Singapura

Singapura e o dilema de se fechar diante da ameaça do Coronavírus e as complicações de um país extremamente dependente do fluxo de pessoas, bens e serviços.

https://thediplomat.com/2020/02/singapore-and-coronavirus-small-state-global-crisis/?fbclid=IwAR2f9fj4auMqZWfyv6TeC25Omh8BxyuRxyQ2vf72tX_jvkND4-mJ9bUJUzM

 

 

 

#Malásia

Esposa do ex-primeiro-ministro enfrenta 20 acusações, incluindo lavagem de dinheiro. Seu julgamento foi marcado por brigas entre seu advogado e o promotor principal.

https://www.scmp.com/week-asia/politics/article/3051703/wife-malaysian-ex-pm-najibs-10-day-trial-marked-screaming

 

 

 

#Brunei

Apesar de bons resultados na economia, Brunei está preocupado com o cenário internacional, o país historicamente ligado ao Reino Unido, mostra preocupação com o Brexit, e claro, com a guerra comercial EUA x China.

https://borneobulletin.com.bn/global-events-concern-economy/

 

 

 

#ASEAN

1 – A Belt and Road Initiative (Rota da Seda, em português) não tem aumentado apenas o fluxo de mercadorias e investimentos entre os países membros, mas também o tráfico de noivas oriundas do Vietnã, Myanmar, Paquistão e Laos e demais países com destino à China. As vítimas, no geral, vivem em situação de extrema pobreza em seus países de origem e são negociadas por suas famílias e agentes que as vendem a homens chineses. Essas mulheres passam por uma série de violências físicas, mentais e sexuais e muitas não sobrevivem.

https://www.scmp.com/week-asia/politics/article/3050632/bride-trafficking-hitch-chinas-belt-and-road

2 –Os impactos do efeito Coronavírus no bloco. Somente o setor de turismo poderia perder 22,7 bilhões em receitas por mês.

https://www.bworldonline.com/phl-tourism-to-lose-p23-billion-a-month-due-to-covid-19/

3 – Rio Mekong – Reunião no Vietnã do órgão de Cooperação Mekong-Lancang (MLC). Os ministros discutirão a cooperação futura em desenvolvimento socioeconômico na sub-região do Mekong. Lembrando que os países da Asean banhados pelo rio são: Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia e Vietnã.

http://annx.asianews.network/content/mekong-chinese-ministers%E2%80%99-meeting-push-sub-regional-ties-114029

4 – Nações banhadas pelo Rio Mekong es unem para tentar diminuir a poluição e plásticos.

https://e.vnexpress.net/news/news/mekong-nations-to-address-choking-plastic-pollution-4054675.html

5 – As 10 famílias mais ricas da Ásia

https://seasia.co/2020/02/18/ranked-20-crazy-rich-est-asian-families?fbclid=IwAR1bBhuLM34Y1pnD7H_5ilYrXqnoJSp588MISnWEQru5NvZlpAyHhidJwxQ