Asean News 32 – Indonésia nas negociações de paz entre EUA x Talibãs e rivalidades no Golfo da Tailândia
#ASEAN
1 – Para além das tensões marítimas: Em 11 de setembro, os Estados Unidos e as cinco nações do Baixo Mekong (Tailândia, Mianmar, Camboja, Vietnã e Laos) lançaram uma nova estrutura para a cooperação multilateral. Washington prometei US$ 153 milhões em ajuda e doações para compartilhamento de dados hidrológicos, gestão de desastres e esforços para combater os níveis endêmicos de crimes transfronteiriços da região.
Começando no alto do planalto tibetano dentro da China, o rio Mekong, possui 4.350 quilômetros, serpenteia as cinco nações mencionadas e termina no Mar do Sul da China. Cerca de 60 milhões de pessoas na região dependem do rio e de seus recursos.
Na declaração final, o Secretário de Estado Mike Pompeo tornou os objetivos dos EUA no sudeste da Ásia continental mais explícitos : “Defendemos transparência e respeito na região do Mekong, onde o Partido Comunista Chinês foi cúmplice do tráfico de armas e narcóticos e barragens manipuladas unilateralmente a montante, agravando uma seca histórica ”.
2 – Em discurso na ONU, líderes pedem cooperação e mostram preocupação com o cenário da covid19 e pós-pandemia. Confira aqui.
#Brunei
1 – Com a forte crise no setor, a Royal Brunei (RB) Airlines começou a despedir pilotos estrangeiros e está encontrando maneiras adicionais de cortar custos, de 29 rotas, a empresa manteve apenas 4.
#Camboja
1 – CANETADA: em um movimento populista e arriscado, o presidente Hum Sem decidiu aumentar o salário dos trabalhadores têxteis e de calçados. Especialistas alegam que isso pode fragilizar o setor. O Camboja foi um dos países que mais sofreram em 2020, além da pandemia, o país foi alvo de sanções europeias. Um quarto dos trabalhadores perdeu o emprego nesse ano.
Embora sindicatos e grupos empresariais tenham aceito tacitamente a decisão do líder homem forte do Camboja, que está no poder desde 1985, nenhum dos lados está satisfeito com um resultado que parece beneficiar mais o governo.
O salário mínimo para trabalhadores têxteis subiu de apenas US $ 80 em 2013 para US $ 190 este ano. A propaganda do governo que circulou nas redes sociais mostra imagens de Hun Sen sendo abraçado por trabalhadores do setor de confecções, ao lado da vanglória de que o Camboja é o único país do Sudeste Asiático que aumentou o salário mínimo durante a pandemia.
#Cingapura
1 – Governo testará abertura de voos para viagens de negócios. O número de passes de viagem seria inicialmente “estritamente limitado”, e aqueles que os utilizassem teriam que obedecer a um “itinerário estritamente controlado”, disse o ministério da saúde. As fronteiras estão fechadas desde março;
#Filipinas
1 – Discurso na ONU recebe elogios: apoio ao multilateralismo, resolução pacifica nas questões marítimas com a China, confira aqui detalhes do discurso
#Indonesia
1 – Você sabia que a Indonésia é um dos principais players do acordo EUA-Talibã? A maior nação islâmica do mundo, com mais de 200 milhões de praticantes, tem como base de sua política externa a “diplomacia islâmica”. Pretendendo se estabelecer como um árbitro confiável no mundo muçulmano.
A liderança política da Indonésia acredita que, para encontrar uma solução sustentável para os problemas de segurança do Afeganistão, o país precisa de um processo de paz que seja amplamente aceito internamente. Lembrando que a parte sensível do acordo é conciliar a demanda do Taliban com a parcela da população quer não quer outro governo autoritário do grupo.
Agora que o mundo reconhece a posição do Taleban como parte interessada confiável no processo de paz, o papel da Indonésia no Afeganistão provavelmente aumentará e sua diplomacia islâmica pode ter obtido uma grande vitória. O Paquistão é outro importante player na negociação, também um grande islâmico, vizinho e que tem arma nuclear, outro fator que sempre pesa na balança
2 – 160 mortes por covid19 num único dia, novo recorde estabelecido no sudeste asiático
#Laos
1 – Ainda sobre a repercussão da notícia que o Laos cederia o controle de sua rede elétrica para a China: O Banco Mundial estimou em junho que a dívida do governo pode chegar a 68% do PIB em 2020, ou quase US $ 13 bilhões. O governo deve US $ 1,2 bilhão em pagamentos este ano, e de acordo com o Financial Times, a própria Electricite du Laos tem outra dívida de US $ 8 bilhões.
Pequim está efetivamente se oferecendo para ajudar com a crise da dívida que criou. De acordo com estatísticas do governo do Laos de maio, o governo chinês e empresas chinesas investiram US $ 10 bilhões em 862 projetos em todo o país.
#Malasia
1 – E segue a crise politica sem fim, líder da oposição: Anwar diz ter deserções suficientes para derrubar governo.
#Mianmar
1 – Segundo a Human Rights Watch, o governo está processando e prendendo todo tipo de manifestante contra o governo, mesmo os pacíficos. Muitas prisões estão sendo efetuadas na calada da noite.
#Tailandia
1 – Importante lembrar das rivalidades internas no Mar do Sul da China para além da questão China contra todos. Marinha da Tailândia adiou a compra de três submarinos chineses por causa dos protestos no país, porém, essa compra faz parte de uma estratégia militar: Contrabalancear a Malásia, que comprou dois submarinos recentemente. Ou seja, há pequenas tensões dentro da tensão maior, e o Golfo da Tailândia é uma delas. Os países têm um acordo de co-exploração que expira em 2029, e pelo jeito ambos já estão pensando um cenário no futuro próximo em que um novo acordo não saia.
2 – Após se posicionar pró-democracia, a miss Tailândia passou a receber insultos racistas nas redes sociais. Mensagens duras como “sua negra, seu lixo” apareceram aos montes.
#Vietna
1 – Com metade da população e tamanho 66 vezes menor, país passa o brasil em exportações, e iguala complexidade produtiva. O país também supera no ranking de educação do PISA, em porcentagem de cidadãos com água encanada e luz elétrica.
DICA DA SEMANA:
Aproveitando o tema do acordo, dica da semana é o documentário “O futuro das meninas afegãs” no Globoplay. Muito bom, mostra a dificuldade em quebrar a barreira cultural do país e permitir que meninas estudem:
https://globoplay.globo.com/o-futuro-das-meninas-afegas/t/BgTHPJzMGx/