Asean News 46 – E o encontro com o passado
Episódio de hoje tem como bloco principal Filipinas e Indonésia que estão enfrentando problemas com filhos de antigos ditadores de seus respectivos países. O fenômeno do encontro com o passado ou “esqueletos no armário” é algo muito comum em países que transitam entre períodos ditatoriais para um governo mais moderado sem acertar as contas com os abusadores dos Direitos Humanos do antigo regime.
#ASEAN 
1 – Paridade das moedas do sudeste asiático com o dólar:
2 – Economias da internet do sudeste asiático devem alcançar 1 trilhão de dólares até 2030. Segundo o Google e consultores de negócios globais Bain & Company, a região adicionou 60 milhões de novos usuários de internet desde o início da pandemia do coronavírus, totalizando 440 milhões.
A indústria online para o Sudeste Asiático deve crescer de cerca de US $ 174 bilhões em volume bruto de mercadorias (GMV) no final de 2021 para US $ 360 bilhões em 2025 e US $ 1 trilhão em 2030, impulsionado principalmente pelo crescimento do comércio eletrônico e entrega de alimentos, como os consumidores presos em casa recorreram à internet.
#BRUNEI
Sem notícias relevantes no período
#CAMBOJA
1 – O primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, deu o tom para o ano de seu país como presidente da ASEAN, avisando que “fará o que for preciso para reprimir” os dissidentes que planejam protestos contra seu regime de partido único em 2022.
Justamente quando a crise de Mianmar atingiu seu ápice, o Camboja passou a ser o líder rotativo do bloco, Hun Sem está no poder há 36 anos. “Farei o que for preciso para reprimir os protestos durante a presidência da ASEAN no Camboja”, disse Hun Sen.
Um resumo da história recente do Camboja aqui.
2 – China e campanhas públicas: a receita do sucesso da vacinação no Camboja. O país é o maior aliado de Pequim no sudeste asiático (juntamente com o Laos), e por isso, teve prioridade em ações por parte do governo chinês, hoje são cerca de 78% de totalmente vacinados.
Mas é importante lembrar que a grande maioria das vacinas que o Camboja recebeu da China foi comprada, não doada. Recebeu 6,3 milhões de vacinas e comprou 28,3 milhões.
#CINGAPURA
1 – Cingapura adia o enforcamento por tráfico de drogas contra um malaio. O rapaz é deficiente mental e portava algumas gramas de heroína, em geral, a Ásia como um todo possui leis bem rígidas contra as drogas, muito por conta do período das Guerras do Ópio e o alto índice de viciados em algumas regiões do continente. Após muita pressão internacional, a cidade-estado resolveu adiar o caso.
2 – Governo decide que não vacinados devem pagar suas eventuais despesas hospitalares. País registrou cerca de 91.000 novas infecções por coronavírus nos últimos 28 dias, 98,7% das quais eram casos assintomáticos ou leves. Cingapura enfrenta sua pior onda de contágios desde o início da pandemia, com 2.000 a 3.000 novos casos por dia e algumas mortes.
#FILIPINAS
1 – Grupos de direitos humanos querem que Marcos Filho saia da corrida presidencial. Uma condenação por evasão fiscal em 1995 também pesa contra o filho do ditador. Grupos de direitos humanos pediram à Comissão Eleitoral das Filipinas para desqualificar o filho e homônimo do falecido ditador Ferdinand Marcos de concorrer à presidência nas eleições do ano que vem, dizendo que ele foi condenado por sonegação de impostos, não poderia mais ocupar cargos públicos.
Marcos Jr. registrou sua candidatura no início do mês passado, irritando ativistas que relembraram as atrocidades e pilhagens generalizadas de direitos humanos que marcaram a era da lei marcial sob seu pai. Ele defende o legado do pai alegando que o crescimento econômico no período foi expressivo.
2 – Após meses de especulação, Duterte afirma que concorrerá ao Senado e afirma que não apoiará o filho do ditador, mas sim, Christopher “Bong” Go, do seu partido. Aparentemente, sua filha Sara também não será a vice da chapa presidencial. Dias atrás essa candidatura era dada como certa.
#INDONESIA
1 – As autoridades indonésias apreenderam na sexta-feira quatro lotes de terra pertencentes ao filho mais novo do ex-ditador Suharto como parte dos esforços para recuperar o dinheiro devido ao governo desde a crise financeira asiática de 1997-1998.
O confisco fez parte das tentativas do governo de recuperar a dívida pendente da empresa PT Timor Putra Nasional, uma montadora de propriedade de Tommy Suharto. Após ter inadimplido empréstimos de bancos estatais no valor de $ 180,8 milhões feitos durante a crise financeira.
A força-tarefa está encarregada de recuperar cerca de 110 trilhões de rúpias (US $ 7,7 bilhões) em empréstimos não pagos por meio de litígios civis até o final de 2023. As autoridades mobilizaram mais de 400 policiais e soldados para proteger os membros da força-tarefa enquanto realizavam o confisco de sexta-feira, porque enfrentaram “vários obstáculos” na execução da apreensão, disse o comunicado.
Em 2002, um tribunal indonésio condenou Tommy Suharto a 15 anos de prisão sob a acusação de pagar dois assassinos para assassinar um juiz do Supremo Tribunal que o condenou por corrupção, mas ele foi libertado em menos de quatro anos.
Com a reputação de um dos líderes mais corruptos do mundo, Suharto e sua família foram estimados por alguns como tendo acumulado entre US $ 15 bilhões e US $ 35 bilhões enquanto ele era presidente.
2 – Conselho religioso declara Criptomoeda como jogos de azar, e portanto, pecado! Medida é consultiva e não vinculante.
Resta sabe se os mais de 200 milhões de muçulmanos do país ficarão longe do Bitcoin?
Contrariamente a decisão, O governo permite e apoia as criptomoedas, permitindo que seus cidadãos as negociem junto com commodities como opções de investimento.
#LAOS
Sem notícias relevantes no período
#MALASIA
1 – Primeira bolha de turismo é aberta no país. Desde março de 2020 a Malásia se fechou, agora testa alguns resorts em ilhas para o turismo e a chegada de estrangeiros. Mas a demanda internacional, principalmente dos vizinhos, ainda está baixa.
Membro do conselho da Associação de Hotéis da Malásia, disse que as taxas de reserva de hotéis estavam em apenas 50% da capacidade até o final de novembro e cerca de 62% até o final do ano. “Não há muito entusiasmo no momento com o mercado internacional”.
2 – O Canadá interrompeu as importações da fabricante de luvas da Malásia Supermax Corp enquanto aguarda os resultados de uma auditoria, semanas depois que os Estados Unidos barraram a empresa por alegações de que a empresa usa trabalho forçado.
As fábricas da Malásia que fabricam de tudo, de luvas médicas a óleo de palma, estão cada vez mais sob escrutínio por causa de alegações de abuso de trabalhadores estrangeiros, que constituem uma parte significativa da força de trabalho manufatureira.
A Supermax disse que está em contato com a agência dos EUA para obter mais clareza e que contratou uma empresa de consultoria independente para realizar uma auditoria sobre a situação dos trabalhadores estrangeiros em suas fábricas. O Canadá disse que determinará seus próximos passos após revisar o relatório da unidade canadense da Supermax.
#MIANMAR
1 – Jornalista dos EUA preso por quase 6 meses é libertado hoje. Danny Fenster foi condenado a 11 anos na semana passada. O editor-chefe da revista online Frontier Myanmar, foi condenado na sexta-feira por espalhar informações falsas ou inflamadas, entrar em contato com organizações ilegais e violar regulamentos de vistos.
#TAILANDIA
1 – A Tailândia abrirá suas fronteiras para até 400.000 trabalhadores estrangeiros no mês que vem, após uma paralisação de 20 meses, já que permite que trabalhadores de três países vizinhos aliviem a escassez de mão de obra. Trabalhadores do Camboja, Laos e Mianmar terão permissão para entrar por cinco postos de controle de fronteira e podem trabalhar no país por dois anos.
Desde que a Tailândia fechou suas fronteiras em março de 2020, as ONGs estimam que cerca de 1 milhão de trabalhadores migrantes voltaram para suas casas, acrescentando que cerca de 4 milhões de estrangeiros – legais e ilegais – estavam na força de trabalho antes da pandemia.
#VIETNA
1 – O Vietnã deve se beneficiar de uma enxurrada de capital de investidores europeus, liderados por empresas sediadas no Reino Unido e na França. O país assinou um total de 60 memorandos de entendimento com empresas britânicas e francesas na semana passada.
De acordo com a mídia vietnamita, Hanói conquistou compromissos no valor de US $ 30 bilhões durante a visita do primeiro-ministro à França e ao Reino Unido.
Os principais setores são: energia limpa e combate ao coronavírus. A taxa de vacinação do Vietnã permanece baixa, com apenas cerca de 31% da população totalmente vacinada.
Aqui um resumo da atual importância do Vietnã para a economia global.
DICA DA SEMANA:
O filme o Caso Collini na Netflix. Para quem gosta de história, R.I, Direito Internacional…
Dia a dia muito corrido? Ouça todos esses posts enquanto faz suas tarefas:
Quer ainda mais informação com direito a enquete diária sobre o sudeste asiático? Siga o Insta:
Interesse em conversar sobre Relações Internacionais e política local? Bora twitar: