Asean News – Notícias semanais

Notícias da semana – 01/02/2020 a 06/02/2020

 

 

#Indonésia

O Presidente Joko Widodo, na tentativa de aumentar o crescimento do país vai mexer no equivalente ao ministério do trabalho indonésio. A proposta visa mexer no salário mínimo (passar a ser por hora) e flexibilizar indenizações trabalhistas.

Contudo, especialistas afirmam que sem medidas para reduzir a burocracia, há pouca indicação de que apenas um salário por hora crie oportunidades substanciais de emprego.
Alguma semelhança com algum país que vocês conheçam?

https://www.aseantoday.com/2020/02/jokowis-omnibus-job-creation-bill-is-his-last-push-to-break-out-of-the-5-growth-trap/?fbclid=IwAR17wwG5mEPwUMUR6WoClKyXZX76pk2ZRsPgawohN310Bgr_N6zRccE0wCQ

 

#Camboja

1 – Segundo o Escritório de Pesquisa Macroeconômica ASEAN, o Camboja  deverá crescer 7,1% em 2020. A inflação deve subir para 2,3% este ano, um pouco acima dos 2,1% do ano passado. No entanto, a maior ameaça ao país asiático é sua forte dependência do mercado europeu.

As exportações para a UE foram avaliadas em 5,86 bi de dólares em 2018. A União Europeia estuda tirar o país de um tratado que o beneficia por estar em desenvolvimento devido aos seus descumprimentos em assuntos como Direitos Humanos e Direitos Trabalhistas.

O Tratado se chama Everything but Arms (EBA).  É uma iniciativa do bloco que isenta de impostos importações dos países menos desenvolvidos, com exceção dos armamentos.

http://www.xinhuanet.com/english/2019-12/12/c_138626007.htm

2 – Bitcoin: Depois do Japão, Camboja também anunciou sua moeda digital oficial:

https://www.coindesk.com/cambodia-readies-a-blockchain-based-digital-currency

 

3 –  Uma grande descoberta foi anunciada, funcionários do Departamento de Proteção e Conservação de Construções Antigas declararam que uma grande estátua de um leão medieval foi descoberta. A estátua tem cerca de 2M e pesa cerca de 2 toneladas.

Estudos iniciais sugerem que ela foi construída no reinado do  Rei Jayavarman VII no século XVII.

 

#Mianmar

1 – O Império Khmer foi um poderoso império hindu-budista que durou do século 9 ao 15 no atual Camboja, Mianmar e Laos, chegou ter, mais ou menos, o tamanho da cidade de São Paulo. Também chamado de Roma Asiática.

 

2 – Como o governo de Mianmar perdeu duas chances de tratar dos direitos humanos em julgamento por genocídio.

A investigação doméstica de Mianmar concluiu que os militares não cometeram genocídio. O anúncio se encaixa na recente recusa do governo em consertar sua Comissão Nacional de Direitos Humanos.

O histórico da comissão também prejudica a defesa de Mianmar no CIJ e na insistência de Aung San Suu Kyi de que a comunidade internacional deva confiar nos processos domésticos de prestação de contas do país. Como a conclusão do ICOE, a preservação do apático MNHRC mostra que o governo de Mianmar ainda não pode, ou não quer, proteger seu povo contra violações dos direitos humanos.

https://www.aseantoday.com/2020/01/how-myanmars-government-passed-up-two-chances-to-address-human-rights-while-on-trial-for-genocide/

 

 

#Malásia

 

A Malásia vê a economia digital como chave para promover o crescimento econômico rural. Em 2019, 91% dos usuários da Internet na Malásia pesquisaram on-line por um produto ou serviço para comprar e 88% visitaram uma loja on-line em sua jornada de compra. Apesar da promessa da economia digital, a falta de conectividade continua sendo um desafio no terreno, especialmente nas áreas rurais. A divisão urbano-rural no uso da Internet é significativa, 71% da população urbana usa a Internet em comparação com 55% nas áreas rurais.

Além de atualizar a infraestrutura de conectividade, o governo precisa continuar investindo em treinamento em alfabetização digital nas áreas rurais para aumentar a familiaridade com as plataformas digitais e facilitar a mudança para uma maior digitalização.

https://www.aseantoday.com/2020/01/malaysia-sees-the-digital-economy-as-key-to-unlocking-rural-economic-growth/

#Filipinas

Um culto à personalidade: a popularidade de Duterte continua alta, apesar das divergências sobre política externa.

 

 

 

#Singapura

1 – Cingapura está entrando em uma crise populacional. Entre 2009 e 2019, o percentual de residentes em Cingapura com mais de 65 anos aumentou de 8,8% para 14,4%. Em 2019, havia apenas 4,5 cidadãos em idade ativa para cada idoso, abaixo dos 7,5 uma década antes. Até o final da próxima década, os idosos (acima de 65 anos) serão responsáveis ​​por um quarto da população nacional.

Como empresas de tecnologia podem trabalhar positivamente com esses dados?

https://www.aseantoday.com/2020/01/how-will-singapores-ageing-population-shape-its-fintech-sector/

2 – Segundo o Índice de Liberdade de Imprensa, o país se encontra na posição 151 em 180 países, e as autoridades são famosas por exercer ameaças legais contra jornalistas e publicações.

https://thediplomat.com/2020/02/the-singapore-model-advocacy-in-an-authoritarian-state/

 

#Tailândia

 

A China está exportando sua tecnologia de vigilância baseada em IA para a Tailândia. Os tailandeses devem se preocupar com novas violações da privacidade e limites de liberdade de expressão.

https://www.aseantoday.com/2020/01/following-in-chinas-footsteps-will-thailand-implement-beijings-surveillance-measures/

 

 

#Vietnã

1 – O Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento esperam que as temperaturas no país subam entre 1 e 3,4 ° C até o final do século, colocando de 6 a 12 milhões de pessoas em risco de inundações. As perdas econômicas podem chegar a US $15 bilhões.

2 – A Viettel, maior empresa estatal militar de telecomunicações do #Vietnam, declarou que ainda em 2020 estará pronta para vender tecnologia 5G. Se isso se concretizar, se juntará a um seleto grupo mundial que possui essa capacidade: Nokia, Samsung, Ericsson e Huawei.

https://www.bbc.com/news/technology-51178369

 

 

#Laos

Em 2017 , o governo do Laos ordenou o fechamento das fazendas de banana de propriedade chinesa no país após relatos de poluição e trabalhadores adoecendo após serem expostos a produtos químicos perigosos. As empresas que já operam no país foram autorizadas a permanecer abertas até o vencimento dos contratos. A proibição proibiu a assinatura de novos contratos com empresas chinesas de banana. A proibição foi suspensa desde então, mas as preocupações ambientais e de saúde permanecem.

https://www.aseantoday.com/2019/10/chinese-owned-banana-plantations-expand-in-laos-despite-lingering-environmental-and-health-concerns/

 

 

#Brunei

Brunei e a disputa do Mar da China Meridional

 

https://www.aseantoday.com/2019/01/the-overlooked-casualty-in-the-south-china-sea-dispute/

 

#ASEAN

– De 2008 a 2018 54 milhões de pessoas foram obrigadas a se deslocar por causa de desastres naturais – “apenas” 4 chuvas torrenciais foram responsáveis por 25% de 12.5 milhões desses deslocamentos – 77% dos 655 milhões de pessoas dessa região vive em áreas costeiras

– Jacarta, a capital da Indonésia precisaria de 1.8 milhão de sistemas de drenagens – A produção de arroz em volta do Rio Mekong cairá em 50% até 2050 por causa de inundação

– Pesquisa de opinião nos países da #ASEAN:

 

Qual potência é mais confiável?

 

Japão 61%

China 52,2%

 

E entre EUA x China, qual preferível?

 

EUA 53,6%

China 46,4%

 

As três principais preocupações: instabilidade política, crise econômica e mudança climática