Asean News 28 – Eleições em Mianmar: Cenário e Disputas

 

#ASEAN

1 – Asean faz 53 anos, quais os desafios dos dias de hoje?

O grupo não tem um líder inquestionável para tomar a frente de assuntos sensíveis, não possui fortes instituições regionais e está no centro da disputa geopolítica atual: batalha de influência na Ásia-pacífico. Talvez a falta de agenda comum seja o ponto fraco do grupo no momento de forte sedução das potências.

 

 

 

#Brunei

1 – Primeiro fundo de investimento sustentável e responsável introduzido no país. O Standard Chartered Securities, em colaboração com a Allianz Global Investors, lançou o primeiro fundo de Investimento Sustentável e Responsável.  O fundo vai investir apenas em empresas que possuem impacto positivo ambiental, social e de governanças.

 

 

 

#Camboja

1 – Angkor Wat – construído por Suryavarman II (r 1112–52) – é a representação terrena do Monte Meru, o Monte Olimpo da fé hindu e a morada de deuses antigos. O templo é o coração e a alma do Camboja e uma fonte de orgulho nacional. Ao contrário dos outros monumentos de Angkor, nunca foi abandonado e tem estado em uso virtualmente contínuo desde que foi construído.

 

 

#Cingapura

1 – Morre Ngiam Tong Dow, político da primeira geração da cidade-estado. Serviu por 4 décadas nos mais altos cargos burocráticos da estrutura estatal e se aposentou em 1999. Clique aqui e saiba mais de sua carreira.

 

 

 

#Filipinas

1 – Depois da China, Filipinas também bane temporariamente frangos do Brasil por testes positivos de covid19.

2 – Após prender um líder de um grupo extremista com ligações com o Estado Islâmico, as Filipinas emitiram alerta máximo nesse final de semana. Ele é acusado de 23 assassinatos, cinco sequestros e seis tentativas de assassinato.

 

 

 

#Indonesia

1 – 17/08/1945 é o dia da Independência da Indonésia, conquistada em 17/08/1945, conhecido localmente como Hari Merdeka. Usando uma combinação de diplomacia e revolucionários, o país obteve sua independência em dezembro de 1949. Só em 2005 os holandeses aceitaram a data de hoje

2 – Fake News: Governo lançou nota para comemorar os 75 anos de independência. Diante do cenário étnico conturbado com a China, as redes sociais foram cobertas de mensagens falsas de que o governo da Indonésia estava homenageando a China em sua própria cédula.

A imagem em questão se trata da tribo Tidung na província de Kalimantan do Norte, que faz fronteira com a Malásia. Marlison Hakim, chefe do departamento de gestão de moeda do Banco Indonésia, disse na segunda-feira que a mudança para apresentar as crianças foi uma tentativa de “enfatizar a diversidade que é uma mais-valia para a nação indonésia”, já que essas nove províncias não haviam aparecido em notas anteriores.

 

 

 

#Laos

1 – Parque Nacional de Hin Nam No pode virar patrimônio mundial da UNESCO até 2022. O dossiê da candidatura será enviado em setembro de 2021 e já está quase pronto. Se aprovado, será o quarto patrimônio reconhecido pela UNESCO no país.

2 – Déficit orçamentário aumenta com os gastos para conter a pandemia, de 3% do PIB para 5. E o Banco Mundial também afirmou que a dívida pública deverá aumentar para cerca de 65% a 68% do PIB. Economistas recomendam que o governo ajude as pequenas e médias empresas para aumentar a produtividade e as exportações, o Laos precisa melhorar seriamente o clima para atrair investimento estrangeiro e fazer crescer o setor

 

 

 

#Malasia

1 – O governo da Malásia deportou mais de 20.000 trabalhadores estrangeiros desde o início do ano por violações das leis de imigração, enquanto cerca de 15.000 outros foram detidos por violações semelhantes. O maior grupo foi da Indonésia, com 9.276 deportações, há também pessoas de Bangladesh, Mianmar, Tailândia, Índia, China, Paquistão, Vietnã, Nepal e Camboja.

2 – Guarda costeira da Malásia mata pescador vietnamita em confronto, segundo autoridades, pescadores atacaram suas embarcações.

 

 

 

#Mianmar

1 – Novo caso de covid19 no país após um mês sem contágios.

2 – Eleições estão chegando, o que esperar:

Em novembro o país enfrenta seu terceiro embate eleitoral apenas, o Liga Nacional para a Democracia da Aung San Suu Kyi, Nobel da paz em 1991 está sob fortes críticas por ter se dobrado aos militares, não ter conseguido maiores conquistas democráticas.

A constituição do país obriga que 25% do parlamento seja militar, e mudanças precisam de mais de 75%, ou seja, nada muda sem o aval do antigo regime. Dois estados, Rakhine e Chin estão em guerra civil, são cerca de 200.000 pessoas aptas a votar que podem não exercer seu direito e quase um milhão de refugiados Rohingyas, que obviamente não farão parte do processo. Ao todo, são 37 milhões de eleitores dentro do país, e mais alguns milhões que vivem pelo mundo.

O órgão eleitoral é a Comissão Eleitoral da União, que está sendo acusada de rejeitar candidaturas muçulmanas e favorecer o partido que está no poder e os militares, ambos representam as elites do país. Mesmo durante a campanha, críticas ao governo e aos militares são proibidas.

A grande pergunta é se o partido dominante e o grupo militar estão dispostos a ceder pequenas partes do poder para partidos de minorias étnicas, pela via legal do voto dificilmente vão conseguir ter maioria, mesmo que estejam criando grandes coalizões. Além das dificuldades sistêmicas, quando uma coalizão muito heterogênea se forma, ela cria desconfiança e pode perder forças.

3 – Como em todo lugar do mundo, Facebook recebe grandes quantias para turbinar postagens políticas em períodos eleitorais. De acordo com a análise do site The Irrawaddy, partido de oposição Partido União de Solidariedade e Desenvolvimento gastou cerca de US $ 3.700 entre  22 de dezembro a 17 de agosto para promover as atividades do partido.

O recém-criado Partido Pioneiro do povo gastou US$ 700, e outras apurações sobre outros partidos estão sendo feitas, a plataforma alega que contribui com a transparência dos gastos.

4 – Extração de mármore por grandes empresas pode acabar com sustento de duas mil famílias. Escultores dizem que um tigre ou um elefante em tamanho real custa em média US$360.

 

 

 

#Tailandia

1 – Novos protestos pró-democracia atingem mais de 10 mil pessoas. Historicamente, crise econômica é um fator preponderante para a queda de regimes autoritários, e os manifestantes podem se beneficiar do desemprego em patamares altíssimos para derrubar o governo militar.

2 – Joint venture anunciada para construir caminhão e concorrer com o Japão. A parceria entre empresas tailandesas e chinesas pretendem vender 450 veículos ainda esse ano, estimativa é que ficará entre 10 e 15% mais barato que os japoneses. A Toyota representa cerca de 35% do mercado interno da Tailândia.

3 – Tailândia ficou em primeiro lugar como destino mais seguro do mundo para viajar durante a pandemia. O top 10 é: Tailândia, Jordânia, Polinésia Francesa, Grécia, Uruguai, Itália, Camboja, Japão, Irlanda e Botswana.

 

 

 

#Vietna

1 – O Vietnã tem oficialmente 54 grupos étnicos, clique aqui e veja o excelente trabalho fotográfico que relata um pouco desses grupos.

2 – HSBC se torna o primeiro banco estrangeiro a emitir títulos do país.

 

 

 

DICA DA SEMANA:

Aula de geopolítica com Jaime Spitzcovsky

https://www.youtube.com/watch?v=yEtNK9ubaEE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sigam-nos nas redes:

 Spotify

Instagram

Twitter