Asean News 16 – Notícias Semanais

Notícias da semana – 23/05/2020 a 29/05/2020

#ASEAN

1 – Como anda a implementação do 5g na região:

https://www.aseantoday.com/2020/05/despite-covid-19-aseans-5g-aspirations-remain-undeterred/

2 – ABain & Company, uma empresa global de consultoria de gerenciamento apontou que os consumidores de mercados digitais da ASEAN gastarão três vezes mais em 2025. Em 2018, gastaram em média US $ 125 em compras on-line, esse montante deverá mais que triplicar para 2025, chegando a US $ 390.

O relatório também prevê que o bloco abrigará cerca de 310 milhões de consumidores digitais até 2025, em comparação aos 250 milhões em 2018 e apenas 90 milhões em 2015. O valor do setor aumentou sete vezes em apenas quatro anos, passando de US $ 5,5 bilhões em 2015 para mais de US $ 38 bilhões em 2019. E deve ultrapassar US $ 150 bilhões até 2025.

https://theaseanpost.com/article/fast-changing-e-commerce-trends-pandemic

3 – Veja a vida selvagem dando as caras nas cidades do sudeste asiático

https://seasia.co/2020/05/27/cities-in-southeast-asia-where-wildlife-is-returning?fbclid=IwAR1M9jYQh9hsApuJfmWyHkEwDdInACZHUfMJAT9TJN7abCcoVglyvms897Y

4 – A covid19 e o dilema moderno: Estados autoritários estão se dando melhor nas respostas do que os mais abertos. Na Asean, Vietnã e Tailândia foram modelos de como lidar com a pandemia enquanto Malásia, Indonésia e Cingapura colecionam fracassos.

https://www.aseantoday.com/2020/05/asean-states-with-tough-covid-19-measures-will-benefit-but-must-stay-vigilant-of-overreach/

5 – Asean e Índia não devem interferir nos protestos em Hong Kong alertam especialistas. Para eles, a região se preocupa mais com as reações dos EUA do que com as ações de Pequim.

https://www.scmp.com/week-asia/politics/article/3086657/asean-and-india-unlikely-speak-out-over-chinas-national-security

 

 

 

#Brunei

1 – Terceira semana seguida sem reportar novos casos de coronavírus

https://www.thebruneian.news/brunei-enters-third-week-without-new-covid-19-cases/

 

 

 

#Camboja

1 – O Acleda, o maior banco comercial do país, tornou-se a sexta empresa listada na Bolsa de Valores do Camboja mesmo com a pandemia. Criada em 2011, a bolsa do país possui apenas seis empresas.

https://asiatimes.com/2020/05/cambodia-bourse-sees-first-bank-listing/

 

 

 

#Cingapura

1 – “Cruel e desumana” é como foi chamada a cidade-estado na quarta-feira devido a uma sentença de morte através da plataforma de videoconferência Zoom. Um narcotraficante malaio foi sentenciado por tráfico de heroína, pelo menos 28,5 gramas de heroína, um crime punível com a morte segundo as duras leis antidrogas da cidade.

O homem de 37 anos foi considerado culpado pelo tráfico de heroína, segundo a condenação, ele possuía pelo menos 28,5 gramas de heroína, um crime punível com a morte segundo as duras leis antidrogas da cidade.

https://theaseanpost.com/article/singapore-slammed-zoom-death-sentence

2 – Economia deve encolher até 7%, diz governo. A economia de Cingapura é um dos principais termômetros do comércio global.

https://asiatimes.com/2020/05/singapore-economy-to-shrink-up-to-7-govt/

3 – Lançado quarto orçamento de estímulo econômico para economizar empregos: US $ 23,2 bilhões. O total de injeções beira aos US $ 65,4 bilhões. Comércio deve começar a abrir na semana que vem

https://www.scmp.com/week-asia/politics/article/3086106/singapore-unveils-fourth-stimulus-budget-us232-billion-save-jobs

 

 

 

#Filipinas

1 – O Presidente Rodrigo Duterte diz que não abre escolas até que haja uma vacina, o país possui mais de 25 milhões de estudantes. O governo incentiva o EAD, o problema é que milhões vivem em profunda pobreza e não têm acesso a computadores em casa.

https://asiatimes.com/2020/05/duterte-says-no-school-until-there-is-a-vaccine/

2 – Segundo a Human Rights Watch, campanha antidrogas matou mais de 100 crianças. O relatório de 48 páginas alega que invasões policias são diárias em casas de suspeitos.

https://www.benarnews.org/english/news/philippine/children-hrw-05272020120935.html

 

 

 

#Indonesia

1 – Os indonésios estão recorrendo a contrabandistas e documentos de viagem falsos para contornar as proibições de um êxodo anual no final do Ramadã que poderia enviar casos de coronavírus disparados na maior nação muçulmana do mundo. Milhares estão usando truques para chegar a suas cidades natal a tempo das celebrações no final do mês de jejum do Islã, um festival conhecido como Eid ul-Fitr.

Todos os anos, milhões de viajantes embarcam em aeroportos, estações de trem e portos em todo o arquipélago de quase 5.000 quilômetros de comprimento em uma migração em massa semelhante ao feriado do Ano Novo Lunar da China ou ao Natal.

https://theaseanpost.com/article/indonesians-try-beat-eid-exodus-ban

2 – Mesmo com política de tolerância zero, aumenta o número de apreensões de cachorros em abates. Grupos de bem-estar animal alegam que cerca de um milhão de cachorros são consumidos por ano em todo país. Estima-se que “apenas” 7% da população coma carne de cães, o que da cerca de 270 milhões.

O agravante é o número de doenças que a prática traz: somente em janeiro e fevereiro de 2019, foi relatado 628 infecções por raiva com pelo menos 12 casos fatais.  O surto de coronavírus iniciou conversas sobre o perigo de consumir carne de animais exóticos e o comércio ilegal de animais silvestres.

https://theaseanpost.com/article/dog-meat-trade-and-rabies-indonesia

3 – Células do ISIS atuam em toda parte do sudeste asiático. Na Indonésia, esses grupos estão aproveitando as lacunas do Estado para fazer caridade em comunidades carentes e conseguir a simpatia e a confiança da população. Há também as táticas já conhecidas de usar a internet para propaganda e linkar a pandemia aos infiéis.

https://www.aseantoday.com/2020/05/how-is-covid-19-restructuring-indonesias-militant-landscape/?fbclid=IwAR1eDUtEfekreNE4fUZrpB0kbgTrk850C9M9ZV5_Cvfn4V82YKaVWKJTEDI

4 – Indonésia eleva decisão de Haia contra China. O governo contestou o “mapa de 9 linhas” chinês. Disputas marítimas são o grande entrave geopolítico da China com a ASEAN.

https://www.rappler.com/world/regions/asia-pacific/262166-rare-move-indonesia-raises-hague-ruling-vs-china?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=world&fbclid=IwAR2yf03Q2RikKiAUOTfoADt6iFeK1iTq4adQBY7NvnITDNJJCGZ1en7NLVs

 

 

 

#Laos

1 – O próximo Congresso Nacional do Partido do Partido Revolucionário do Povo do Laos está programado para o início de 2021, há rumores que surjam novos líderes e um novo politburo será eleito. Como em muitos lugares do planeta, a pandemia leva a uma série de desejos por políticas mais inclusivas.

Segundo a Freedom House , o Laos é um dos sociedades politicamente mais repressivas do mundo – classificada em 14/100 de países categorizados. No índice de percepção de corrupção da Transparency International, ele ocupa 132/180 países, enquanto o Repórter Sem Fronteiras o classifica como o 171º pior país do mundo em liberdade de imprensa.

https://www.newmandala.org/looking-ahead-laos-in-2020-and-beyond/

 

 

 

#Malasia

1 – Estado da Malásia proíbe comércio de ovos de tartaruga: A diminuição visível de ovos nas praias e a possibilidade de perder a renda que o turismo atrai dessas desovas, fez com que autoridades proibissem o mercado até o final do ano. Segundo biólogos, vai ser difícil impor uma proibição sem uma rigorosa fiscalização, vender e comer ovos de tartaruga faz parte da cultura local, muitos os consideram afrodisíacos.

https://theaseanpost.com/article/malaysian-state-ban-trade-turtle-eggs

2 – Najib pode ficar livre de taxas do escândalo do 1MDB, aumentam especulações de que o primeiro-ministro Muhyiddin Yassin estaria agindo nos bastidores para aliviar as grandes figuras do governo anterior

https://asiatimes.com/2020/05/malaysias-najib-may-walk-free-from-1mdb-charges/

 

 

 

#Mianmar

1 – A Ant Financial, operadora chinesa da Alipay, anunciou seus planos de investir US $ 73,5 milhões para ser sócia minoritária na Digital Money Myanmar Limited, uma fintech sediada em Mianmar conhecida localmente como Wave Money (joint venture entre uma empresa norueguesa com uma local)

Wave Money é um provedor de serviços financeiros móveis que permite que os usuários enviem e recebam dinheiro por meio de uma rede de mais de 57.000 agentes ou “Wave Shops” distribuídos em áreas urbanas e rurais, cobrindo aproximadamente 89% do país.

https://theaseanpost.com/article/ant-financial-invests-myanmars-wave-money

2 – governo anunciou um ambicioso projeto de investimento em energia solar. Apenas cerca de 40% da população tem energia em suas casas e em períodos de secas o comércio tem que ser fechado.

O problema é que o prazo para investidores é de um mês, o país está fechado para visitas e o projeto não falar com clareza como fará com as comunidades locais.

https://asiatimes.com/2020/05/a-rushed-reach-for-the-sun-in-myanmar/

3 – Imagens de satélite que mostram uma vila queimando em uma zona de conflito no oeste de Mianmar no Estado de Rakhine dão credibilidade a relatos de que casas foram incendiadas por soldados do governo. A Human Rights Watch disse em comunicado que é necessária uma investigação para determinar quem foi o responsável por incendiar pelo menos 200 casas no dia 16 de maio.

https://thediplomat.com/2020/05/rights-group-satellite-images-show-myanmar-village-burning/?fbclid=IwAR3Hf8vcm-BdLplSMWU358RExK8Q09INR2MkYE0eTQ8hubmIFdaIKUe3eLM

4 – Um nanico preso entre gigantes. Conforme aumentam as tensões entre China e Índia, Mianmar teme ser engolido por disputa de influência na região. Por um lado o país possui laços estratégicos com a China por fazer parte da Nova Rota da Seda, do outro, tem laços militares com os indianos.

https://asiatimes.com/2020/05/china-india-tensions-put-myanmar-in-the-middle/

 

 

#Tailandia

1 – Gabinete tailandês estende emergência apesar das críticas da oposição: O governo militar do país anunciou extensão do bloqueio até o final de junho. A oposição alega não haver necessidade já que o número de casos vem caindo.

Esse é um debate quente na região, até onde seria legitimo ir e a partir de quando os líderes estão se aproveitando da pandemia

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-05-26/thai-government-extends-emergency-despite-opposition-criticism?utm_medium=social&utm_content=business&utm_source=twitter&utm_campaign=socialflow-organic&cmpid=socialflow-twitter-business

2 – Tailândia entra na corrida global pela vacina. O país está realizando testes em macacos para tentar produzir uma vacina alternativa mais barata. A previsão de finalização é 2021

Lembrando que o primeiro caso detectado fora da China foi por lá. Se tudo correr bem, o início dos testes em humanos está previsto para outubro.

https://theaseanpost.com/article/thailand-enters-global-race-vaccine

3 – O coronavírus deu início a um cessar-fogo sem precedentes no sul da Tailândia. Nos últimos dois meses diminuiu o conflito entre rebeldes separatistas simpatizantes ao ISIS e forças de segurança tailandesas, o confronto já  custou mais de 7.000 vidas e dura 16 anos.

Resta saber se renderá frutos, já que o cenário pós pandemia é uma crise generalizada.

https://asiatimes.com/2020/05/covid-19-moment-of-truth-for-peace-in-thailand/

 

#Vietna

1 – Empresa lança turismo submarino. Valores não foram revelados, mas a media de outros países para esse tipo de passeio é de  US $ 100 por pessoa, o que no Vietnã representa um salário mínimo.

https://seasia.co/2020/05/24/vietnam-s-conglomerate-launches-south-china-sea-undersea-tourism-with-new-submarine

2 – Empresa vietnamita de borracha quebra promessa ao Banco Mundial e limpa terras indígenas no Camboja.  Segundo alguns advogados de direitos humanos, as concessões de terras no Camboja deslocaram cerca de 770.000 pessoas desde o início dos anos 2000.

Uma ONG Cambojana pressiona o Banco Mundial para tomar providências e alega que o investidor estrangeiro que por ventura invista na empresa também deve ser responsabilizado.

https://www.aseantoday.com/2020/05/vietnamese-rubber-firm-breaks-pledge-to-world-bank-clears-indigenous-land-in-cambodia/?fbclid=IwAR3VswfSF4GOiSvpIMdPJGeFEbcd-Hp8IygzcmMt8qLH5mrDGq7ZTHCAa8Y

3 –Vasto mundo: novos insetos descobertos no país

https://tuoitrenews.vn/news/education/20200528/scientists-discover-new-species-of-insects-in-vietnam/54815.html

 

 

DICA DA SEMANA:

A dica da semana para conhecer melhor o sudeste asiático é a série Turismo Macabro no Netflix: https://www.netflix.com/br/title/80189791

 

Naypyidaw – Principal avenida da cidade possui 20 faixas.

O episódio sobre a região mostra, entre outras coisas, a cidade de Naypyidaw,  nova capital oficial de Mianmar, construída em 2005. A cidade foi planejada para em um futuro próximo ser uma grande cidade comercial do país. Tem 4 vezes o tamanho de Londres, no entanto, sua população é 9 vezes menor. O que da aparência de cidade fantasma.