APEC – COOPERAÇÃO ECONÔMICA ÁSIA-PACÍFICO: PUTRAJAYA VISION 2040
A APEC – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (do inglês: Asia-Pacific Economic Cooperation) é um fórum de 21 países-membros localizado no Círculo do Pacífico que visa promover o livre comércio e a cooperação econômica em toda a região da Ásia-Pacífico. Criada em 1989, em resposta à crescente interdependência das economias da região e do advento dos blocos comerciais regionais que nasciam em todo o mundo. Os países do bloco representam um total de 40% da população mundial, cerca de 54% de todo o PIB e 44% do comércio do planeta
Na mesma semana do acordo RCEP, o bloco criou o APEC Putrajaya Vision 2040 (Putrajaya é a capital administrativa da Malásia, local que aconteceria o evento se não houvesse pandemia), o acordo promove a visão de uma comunidade para todo bloco, se compromete a manter a região aberta, dinâmica, resiliente e pacífica até 2040. Dá para chamar de “a semana do multilateralismo”, em um momento tão contestado pelas grandes potencias, o multilateralismo agradeceu.
A nova visão substitui os Objetivos de Bogor que foram anunciados em 1994 quando os líderes da Apec se reuniram em Bogor, Indonésia, e adotaram objetivos de longo prazo de comércio e investimento livre e aberto na região.
Em 2018, os líderes não chegaram a um consenso sobre a Declaração dos Líderes e, em 2019, a Reunião de Líderes Econômicos da Apec foi cancelada devido à situação interna do Chile.
No site da instituição há a seguinte declaração:
“Nossa visão é uma comunidade da Ásia-Pacífico aberta, dinâmica, resiliente e pacífica até 2040, para a prosperidade de todos os nossos povos e das gerações futuras.”
Permanecendo comprometidos com a missão da APEC e seus princípios voluntários, não vinculantes e de construção de consenso, alcançaremos esta Visão perseguindo os seguintes três impulsionadores econômicos: 1) Comércio e Investimento 2) Inovação e digitalização 3) Crescimento forte, equilibrado, seguro, sustentável e inclusivo.
Para manter a posição única da APEC como o principal fórum para a cooperação econômica regional, bem como uma incubadora de ideias moderna, eficiente e eficaz, vamos abraçar a melhoria contínua da APEC como uma instituição por meio de boa governança e envolvimento das partes interessadas. Avançaremos com a Visão 2040 da APEC Putrajaya com um espírito de parceria igual, responsabilidade compartilhada, respeito mútuo, interesse comum e benefício comum. Alcançaremos a Visão até 2040, com um plano de implementação apropriado e uma revisão de seu progresso.”
Os líderes da região da Ásia-Pacífico são os principais promotores do crescimento mundial, lançar uma estrutura internacional como essa é o envio de uma mensagem clara sobre seu compromisso com o multilateralismo e a cooperação internacional, disseram analistas, observando que tal cooperação é essencial para combater a pandemia e para uma recuperação econômica sustentável.
“Devemos permanecer determinados como sempre em apoiar o sistema de comércio multilateral com a Organização Mundial do Comércio (OMC) em seu núcleo, promover o comércio e o investimento livres e abertos e tornar a globalização econômica mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos”, disse Xi, o presidente chinês.
O primeiro-ministro malaio afirmou que “Vamos agora trabalhar em solidariedade para alcançar esta visão. Juntos como uma família Apec, podemos realizar isso. É uma demonstração clara do que somos capazes de realizar quando deixamos de lado nossas diferenças e, claro, nos concentramos em valores compartilhados”.
O PIB da APEC contraiu 3,7 por cento nos primeiros seis meses de 2020 e deve contrair 2,5 por cento durante todo o ano, ou igual a uma perda de produção de US $ 1,8 trilhão, de acordo com a Unidade de Apoio à Política da Apec.
No entanto, o Leste Asiático é a primeira região do mundo a controlar o vírus de forma relativa e sinais de recuperação econômica já estão sendo observados em muitas partes da região, com a China como principal força nessa recuperação.
Chen Fengying, pesquisador do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China, disse ao Global Times na sexta-feira que uma declaração conjunta da APEC poderia ser um mecanismo vital para o diálogo na Ásia-Pacífico ao continuar a defender o comércio e o investimento livres e abertos, mesmo que muitos dos objetivos anteriores da APEC não tenham sido alcançados ou realizados devido ao crescente protecionismo e unilateralismo.
O peso de lançar um documento oficial com uma visão compartilhada entre todos os países da região é o sinal claro de que estão coesos visando fortalecer suas economias e a segurança internacional da região que abrigará em breve o maior trânsito comercial do planeta, demonstrar que ingerências, internas ou externas não serão toleradas, bem como divulgar que desestabilizações regionais causarão danos irreparáveis para todos os envolvidos.
A APEC fortalecida na mesma semana da assinatura do RCEP recorda que acordos comerciais multilaterais não são possíveis sem outros tipos de mecanismos que funcionam como alicerces que permitem que o comércio progrida, como segurança, diálogo e boas práticas.
https://www.globaltimes.cn/content/1207532.shtml
https://www.apec.org/Meeting-Papers/Leaders-Declarations/2020/2020_aelm/Annex-A
https://www.thestar.com.my/news/nation/2020/11/21/apec-launches-putrajaya-vision-2040