Reunião EUA x ASEAN

Nesta quarta-feira dia 14, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniu-se com seus 10 homólogos do Sudeste Asiático. Na primeira reunião com a ASEAN, o secretário de Estado dos EUA pede uma ação contra Mianmar e rejeita as reivindicações da China no Mar da China Meridional.

A ASEAN tem liderado um esforço diplomático sobre a situação em Mianmar, o golpe de fevereiro já levou quase mil vidas e milhares de prisões, incluindo os líderes políticos do governo que caiu. Blinken pediu “ações imediatas” contra os militares do país.

O plano da ASEAN prevê o fim da violência em Mianmar, o início de um diálogo entre todas as partes, maior acesso humanitário às áreas afetadas pelo conflito, bem como a nomeação de um enviado especial.

Não ficou claro se o ministro das Relações Exteriores de Mianmar, nomeado por militares, respondeu às preocupações de Blinken durante a reunião.

Sobre a China, o comunicado alegou que  “Washington rejeita as reivindicações marítimas ilegais” da China no Mar do Sul da China e que “apoia os requerentes do sudeste asiático em face da coerção chinesa.

O ministro das Relações Exteriores da Malásia, Hishammuddin Hussein, disse esperar que a reunião de quarta-feira sinalize um “compromisso renovado” com a cooperação multilateral dos EUA na região. O secretário também menciona Direitos Humanos e Fundamentais para atacar a China.

A covid19 e a quebra de patentes também foram assunto, Malásia, Filipinas e Indonésia usaram suas contas oficiais no Twitter para celebrar uma futura doação de vacinas e a manutenção dessa quebra.

Cada país do bloco tem seus próprios interesses sobre um fortalecimento na cooperação e no envolvimento com os americanos, assim como possuem o mesmo sentimento com relação aos chineses.

Manter um contrapeso neutro e tirar proveito do conflito entre as potências é o que cada nação da ASEAN pretende e que conseguirá com mais êxito agindo conjuntamente, algo muito difícil para nações em situações internas tão peculiares.

 

Referências

https://www.aljazeera.com/news/2021/7/14/blinken-urges-asean-to-take-immediate-action-on-myanmar

https://thediplomat.com/2021/07/us-focuses-on-myanmar-south-china-sea-at-special-asean-meeting/

 

 

Dia a dia muito corrido? Ouça todos esses posts enquanto faz suas tarefas:

Quer ainda mais informação com direito a enquete diária sobre o sudeste asiático? Siga o Insta:

Interesse em conversar sobre Relações Internacionais e política local? Bora twitar: